segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Participação política de adolescentes e orçamento público


Estiveram reunidos representantes dos Grêmios Estudantis de todas as escolas (02 adolescentes de cada escola, com idade entre 12 e 18 anos), com a finalidade de planejar a realização de um trabalho de incentivo e acompanhamento da Participação Política de adolescentes e Orçamento Público.
O objetivo principal desta ação é envolver os adolescentes no debate política do seu município e no acompanhamento do orçamento público municipal.
Ficou formado um grupo de 15 participantes que terão duas tarefas:

  1. Mobilizar o maior número possível de adolescentes de 16 e 17 anos para que se cadastrem como eleitores e eleitoras. Foi sugerido que envolvéssemos outros parceiros como os Agentes de Saúde, de Endemias, etc.
  2. Acompanhar o planejamento e execução do orçamento público do município em pelo menos um dis 12 objetivos de gestão de políticas públicas, sugeridos pelo UNICEF, após várias opiniões o grupo decidiu que será trabalhado o indicador que fala sobre: todas as crianças e todos os adolescentes, protegidos do HIV/AIDS.
Foram encaminhados ofícios para o Cartório Eleitoral e Setor de Contabilidade da Prefeitura Municipal. Já conseguimos realizar a reunião sobre o Orçamento Público com o contador Dr. Wellington que orientou e passou todas as informações.
Com o cartório, é pretensão do grupo agendar datas de atendimento para o cadastramento eleitoral nas escolas.
O grupo também sugeriu a busca de parcerias junto a Secretaria de Saúde para realizar ações de combate ao HIV/AIDS.
Posteriormente, após a realização das ações propostas, será feito apresentação dos resultados nas rádios e em um grande Fórum aberto à toda comunidade.

0 comentários: